quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Um flagrante grave!!!!



Caros leitores,
Juro que resisti muito a escrever este artigo para evitar repetir dois assuntos que já tratei neste blog que são o Brasil e Haiti mas não tenho como evitar pois já vai a décima pessoa a me fazer a mesma pergunta aqui no Brasil. Não se espantem mas a pergunta, é absurda e é de notar que a mesma é feita por pessoas estudadas algumas das quais com ensino superior. Esta pergunta só vem complementar o que o cônsul do Haiti disse sobre os Africanos e eu já retratei neste blog em Janeiro.

Ora deixemos de rodeios e vamos a pergunta que me fazem repetitivamente
“Moçambique fica muito longe do Haiti?” É isso mesmo!!! Outro ainda me perguntou se da para ir de carro.
Essa pergunta revela duas coisas extremamente graves a primeira é que o interesse por cultura geral dessas pessoas (que não é em numero insignificante) é muito baixo e a segunda é que eles pensam que África é único lugar do mundo que há pobreza. Mas aceita-se, num País em que a televisão só está preocupada em passar reality shows, programas de Beleza e Novelas (mais uma crítica para TV Globo e Record ) não é de duvidar que as pessoas que não tem a opurtunidade de ter canais internacionais ou viajar pensem que o Mundo é só Brasil, Estados Unidos e Europa.
Caro Leitor, observe que Haiti está a aproximadamente 2000Km do extremo mais a norte do Brasil!
Atenção, não quero com este artigo dizer que todos pensam desta maneira mas isto é um indicativo sério de que alguma coisa está a funcionar mal e eu na minha modesta opinião culpo as televisões que não permitem que o povo tenha contacto com o mundo pois os dois maiores canais, a Globo e a Record de segunda a sexta das 18 a meia-noite so passam reality shows Brasileiros, Jornais noticiosos muito fechados ao Brasil e novelas. Tudo isso por culpa da tão ambicionada audiência mas quem vai educar o Povo?
Fica a pergunta para a reflexão de todos e principalmente nós saibamos as nossas televisões podem estar a caminhar para esse terrível abismo e saibamos controlar isso

3 comentários:

  1. Acho que estas errado quando dizes que as nossas televisoes estao a caminhar para isso.... as nossas tv's ca, tem programas de cultura geral, tem documentarios que passam, que nos fazem conhecer as realidades do resto do mundo, entao, dificilmente chegaremos ao nivel dos brasileiros e dos restantes... falei com uma moca do MEXICO, disse lhe que vivia em AFRICA e eles la chamam AFRICA de MACACO LANDIA

    ResponderEliminar
  2. D-lon... ele disse "podem" não disse q "estão"...
    Ha que ter atenção...

    Bem é triste, mas infelizmente o ser humano tem esse defeito de "deduzir" as coisas e não procurar saber...
    Os Brasileiros tão a precisar de saber mais cultura geral...

    ResponderEliminar
  3. D-lon...leste isto as pressas?? Ou a ideia era mesmo criticar...

    however, o caso é mesmo triste, pelos azares do nosso triste passado,as pessoas agora facilmente associam as coisas de uma forma errada. Haiti - muitos negros e muita pobreza foi logo associada a áfrica.

    Se França fosse pobre também, aconteceria o mesmo já que também tem uma enorme quantidade de negros.

    Mas esse é mesmo um bom alerta, porque nós nos espelhamos muito ao Brasil, então faço também o mesmo apelo: Tomara que as nossas televisões não caminhem em direcção dessa mesma abstenência cultural...

    ResponderEliminar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO, se vc não tem nenhuma conta que obedeça ao perfil perdido selecione "Nome\URL" ou a ultima "Anónimo".