quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

dasabafo de um Angolano


Recebí esta carta por email e achei interessante partilhar convosco para que sirva de reflexão para todos nós africanos pois é característica nossa ter um carro de luxo estacionado ao lado de uma palhota! Vestir roupa de marca e dormir no chão.


Desabafo de um Angolano

Aqui em Angola o mambo é assim, dão bandeira sempre no fim, Angola, Angolaaaa …

Agora falando de assuntos sérios.

Este CAN para mim é só mais uma demonstração do rumo que este país esta a tomar.

Em minha opinião poderíamos organizar um CAN sim mas não agora, nem nestas condições.

O que é que Angola quer mostrar ao mundo? Porquê que queremos mostrar aos estrangeiros que estamos a "subir" quando na verdade a vida do Angolano continua mal? O que é mais importante para o país?

Soube ontem que há sectores da função pública que ainda não receberam o 13° salário de 2009.

Luz e agua nem sequer na capital do Pais que organiza o CAN se consegue ter com regularidade. Construímos hotéis novos mas temos o Hotel Turismo, Meridien, Panorama a caírem aos pedaços. (não sei em que estado estão hoje).

Acompanhei pela TPA a caravana da selecção quando se dirigia ao estádio, engarrafamento vergonhoso a 1 km do estádio. Nem acessos em condições para o estádio conseguimos criar.

O guarda-redes do Togo é baleado em Cabinda, atrevessa todo país para ser atendido na África do Sul! E os hospitais de Cabinda? E de Luanda? Não têm qualidade? Claro que não, a qualidade é apenas para os estádios e para os hotéis. Hospitais não fazem parte das prioridades, aliás os Angolanos são tão especiais, que nem sequer ficam doentes!

Esta nossa mania de viver de ilusões e aparências quando é que vai terminar?

Vamos fazer festa com o CAN, grande show de inauguração, espectáculo nunca visto em África, estádio com sistema de iluminação 3X mais potente que o do Stade de France em St Dennis, etc, etc e bla, bla, bla.

Quando tudo acabar continuaremos com todos os nossos problemas que "não se podem resolver porque saímos agora de uma guerra", para organizar o CAN (não houve argumento de estarmos em paz há pouco tempo).

O terminal do Aeroporto 4 de Fev. foi restaurado para receber os visitantes na altura do CAN. Depois de décadas e décadas de reclamações de Angolanos q aquilo estava mal e precisava de ser melhorado. Parecia um problema sem solução, mas o facto é que por causa do CAN tivemos o Aeroporto reparado em 6 meses! Afinal era possível!

São apenas alguns exemplos que espelham o rumo (ou desrumo) que este pais esta a tomar.

Mesmo que individualmente consigamos "nos safar" por conseguirmos meios de enriquecer através de buzines, esquemas, corrupção ou comissões, a nossa vida continuará medíocre. Porque nossa sociedade esta doente, não existe ordem!

“Mali foi o sinónimo de que a esperança é a última a morrer”

1 comentário:

  1. Isso meche muito com a gente que paga impostos e nao ve o efeito daquela taxa que se paga a cada factura de eletrecidade, H2O etc, etc...
    E o que se passa em Angola nao se difere muito do que acontece em Mozambique pois aqui as autoridades so se preucupao em melhorar algo (infrastroturas e etc) quando vem gente de fora e importante pa ca.
    Ex:
    Cimeira Africana realisada em Moz.
    A cidade de maputo tinha um pessoal ja mais visto para a limpeza desta cidade mas la se foi a cimeira e o licho voltou ao seu lugar de direito (as ruas de maputo).
    Emquanto o P.R gasta altas somas a voar de helicoptero tem gente ca em baixo que esta a passar mal com menos d 25mtn (meticais) ou seja -1.00$.

    Isso na minha opiniao chama-se abuso d fundo publico.
    E gastao-se mais de 14.000.00$ de helicopeteros em trajectos que de carrao nao levam 45 minutos.IXO XAMA-SE XTUPIDEZ!
    Um verdadeiro insulto a nos que pagamos esses helicopteros e Benz's que nunka mais acabao.

    Bem, espero que o meu desabafo sirva para algo e shouts out pa ti B.K e continue com esse blog.O gajo e maning interesante.

    PAZ PAZ PAZ!!!

    ResponderEliminar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO, se vc não tem nenhuma conta que obedeça ao perfil perdido selecione "Nome\URL" ou a ultima "Anónimo".